Seguidores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

No Outono - Karl Ove Knausgård


 «28 de Agosto. Agora no momento em que escrevo isto, não sabes nada, nada do que te espera, do mundo a que vais chegar. E eu nada sei de ti. Vi uma imagem na ecografia, e pus uma mão sobre o ventre em que estás, é tudo. Faltam seis meses para nasceres e muito pode acontecer durante esse tempo, mas eu creio que a vida é forte e inexorável, e creio que tudo se vai passar bem contigo e que vais nascer perfeita, saudável e forte. Vir à luz, diz-se. Quando a tua irmã mais velha, a Vanja, nasceu, era de noite, uma das parteiras puxou-me, tu vais recebê-la, disse ela, e foi o que fiz, um bebé deslizou para as minhas mãos, escorregadio como uma foca. Eu estava feliz, até chorei. Quando a Heidi nasceu, um ano e meio mais tarde, era outono e o céu estava encoberto, o tempo estava frio e húmido como pode estar em Outubro, ela chegou de manhã, o parto foi rápido, e quando a cabeça estava de fora, mas não o resto do corpo, ela emitiu um pequeno som com os lábios, foi um momento tão sereno »



Capa e ilustrações do livro de Vanessa Baird.





Esta ilustração faz lembrar os trabalhos da pintora Paula Rego.


Karl Ove Knausgård nasceu em Oslo, na Noruega, a 6 de Dezembro de 1968 e cresceu em Tromøya e em Kristiansand. Estudou Artes e Literatura na Universidade de Bergen.
Publicou o seu primeiro romance aos 30 anos, Ute av verden, que recebeu o Prémio da Crítica Literária Norueguesa, nunca antes atribuído a uma primeira obra.
No Outono de 2009, Knausgård iniciou um projecto literário singular, a obra autobiográfica A Minha Luta, composta por seis extensos volumes. Com ela obteve vários prémios no seu país, recebeu elogios de escritores e críticos e conquistou centenas de milhares de leitores nas muitas línguas para que foi traduzida, eu fui um deles.

19 comentários:

  1. Olá Francisco, não conhecia esse autor. Bonitas ilustrações. Boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente autor muito auto-biográfico e este livro está muito bem ilustrado, algumas das ilustrações fazem lembrar o trabalho da Paula Rego.

      Eliminar
  2. Mais uma sugestão para os meus registos.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. Deve ser um livro bom. Não conhecia o autor

    beijos

    ResponderEliminar
  4. Eu também não conhecia esse autor,uma ótima dica Francisco!
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia!
    Gosto da ilustração ... e parece uma bela sugestão de leitura!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  6. Oi Francisco,
    Adoro ler, principalmente os portugueses, mas o nosso dinheiro não tem a força do de Portugal e acaba ficando muito caro para quem compra. Comigo aconteceu isso.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei como é no Brasil, mas por cá temos sempre a hipótese de ir buscar livros a uma biblioteca publica, felizmente não há terra que não tenha uma boa biblioteca.

      Eliminar
  7. Excelente entrada amigo,saludos y feliz semana.

    ResponderEliminar
  8. Olá, tudo bem?
    Não conhecia esse autor e nem esse livro, fiquie bem curiosa.
    As ilustrações são lindas e bem vibrantes.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Parece-me que a tradução para o nosso Idioma não está mto escorreito, mas compreende-se que é uma história de nascimentos e das sensações que um pai tem, nesses momentos.

    Abraços e grata pelo sua visita e comentário.

    ResponderEliminar
  10. Nunca li nada dele.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Parece um bom autor e livro, Francisco.
    O meu abraço

    ResponderEliminar
  12. Francisco , pelos fragmentos que publicou meu encantamento com o autor foi instantâneo .
    Com certeza , vou procurá-lo por aqui .
    Boa semana e Abraços .

    ResponderEliminar
  13. Nao conhecia o autor, mas a historia parece interessante.
    O Francisco tem uma biblioteca invejavel, tem pelo menos o dobro dos livros que eu tenho, pois tambem gosto de ler.

    ResponderEliminar
  14. Francisco as ilustrações são muito bonitas, o livro parece ser muito bom, Francisco abraços.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  15. Excelente esta tua partilha!!!
    Bj, amigo 😊

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...